Dores de Cabeça
Melancia e dores de cabeça do tipo enxaqueca
Associação incomum encontrada por pesquisadores pode ajudar a entender melhor a enxaqueca
Publicado em 16/07/2022, e atualizado em 16/07/2022.
O que melancia tem a ver com dores de cabeça tipo enxaquecas? Bem, pode não ter muita relação, certo? Mas, foi outro o resultado que pesquisadores brasileiros encontraram em estudo transversal. Frutas podem estar associadas a dores de cabeça e foi esse o objetivo deste estudo.
Pacientes foram entrevistadas entre 2009 e 2019 sobre comidas que dão gatilho a dores de cabeça. O estudo foi feito com amostra de conveniência, em pacientes com enxaqueca (n = 3.935) e cefaléia tensional (n = 1.163).
Em quem tinha enxaqueca, e relatava alimentos que geravam dores, elas ocorreram em média após 90 min de ingestão, em 40.3% dos casos. As dores desencadeadas por frutas foram: melancia 🍉 (29.5%), maracujá 🍑 (3.73%), laranja 🍊 (2.01%), abacaxi 🍍 (1.52%), uvas 🍇 (0.51%), banana🍌 (0.46%).
Neste estudo feito no Brasil, os pesquisadores das Universidades Federal do Piauí, Pernambuco, e do Delta do Parnaíba, observaram alta prevalência de dores após consumo de melancia. Embora este tipo de estudo não estabeça relação de causa-efeito, é curiosa a correlação.
A melancia (Citrullus lanatus) é uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Eram originalmente cultivadas por seu alto teor de água e eram armazenadas para serem consumidas durante as estações secas, não apenas como fonte de alimento, mas como um método de armazenamento de água. A melancia contém bastante citrulina, algo que foi relacionado no trabalho e em outros como um potencia desencadeador de dores de cabeça.
Não se sabe ao certo a explicação, mas foram sugeridos que mecanismos relacionados a alimentos afetariam o metabolismo CGRP, a produção subprodutos do óxido nítrico, e outros relacionados a aminoácidos. 🍉